A verdade é que a limpeza do ambiente em que estamos inseridos tem um grande impacto no nosso bem-estar e na nossa capacidade de concentração, tanto para atividades domésticas quanto para o trabalho. Você já tentou realizar alguma atividade em um ambiente desorganizado, sujo, bagunçado e notou que a sua concentração estava comprometida?
Se você quer descobrir qual é a relação entre a limpeza e organização para o equilíbrio emocional e produtividade, continue lendo e entenda como cuidar da casa é, na verdade, cuidar da saúde. Aproveite para conferir as dicas infalíveis que separamos para te ajudar a manter a organização do seu lar, mesmo em meio a uma rotina agitada.
Por que ter uma casa limpa faz bem para a saúde?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter uma casa limpa e organizada não é apenas uma questão estética, mas também oferece uma série de benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Ao investir tempo e esforço na limpeza regular do lar, estamos, na verdade, investindo em nossa própria saúde e bem-estar.
Manter a casa livre de resíduos, ácaros e poeira ajuda a prevenir diversos problemas relacionados à saúde. Assim sendo, é importante dar atenção especial aos lençóis, estofados, prateleiras, armários, ventiladores, ar condicionados e outros itens que possam estar acumulando sujeira, evitando rinite alérgica, asma, bronquite, infecções respiratórias e outras questões.
Da mesma forma, pessoas que têm animais de estimação precisam estar sempre atentas à presença de pelos espalhados pela casa, mantendo uma limpeza frequente. A manutenção da pelagem do animal também é fundamental para prevenir a queda excessiva de pelos, que podem causar problemas respiratórios.
Além disso, ao criar um ambiente mais limpo e saudável, proporcionamos à mente um espaço tranquilo e livre de distrações, o que permite maior foco para o desenvolvimento das nossas atividades diárias.
Alguns dos ganhos proporcionados por essa prática são:
- Mais saúde
- Bem-estar mental
- Maior produtividade e foco
- Melhorias na qualidade do sono
- Relações familiares mais harmoniosas
- Economia de tempo e energia
- Estímulo da criatividade
- Orgulho e satisfação pessoal
Como manter sua casa limpa e saudável?
Manter uma casa limpa e organizada não é tão simples, especialmente para pessoas que fazem parte de famílias numerosas. Sendo assim, é muito importante que todos estejam empenhados com as atividades diárias.
Confira as nossas dicas para o seu lar:
- a) Faça a limpeza regular das superfícies
É muito importante que seja feita de forma diária a limpeza de maçanetas, interruptores de luz, controles remotos e mesas. Essas áreas são propensas a abrigar germes e bactérias.
- b) Atenção com cozinhas e banheiros
Esses são cômodos onde as bactérias podem se proliferar mais facilmente, por isso devem ser limpos diariamente para evitar a contaminação por alimentos ou resíduos corporais.
- c) Limpeza correta de utensílios e roupa de cama
Uma dica é lavar utensílios de cozinha e roupas da cama com água quente e sabão para eliminar bactérias. Trocar regularmente as toalhas de banho e panos de cozinha também é importante para evitar a disseminação de germes.
- d) Ventilação
A ventilação adequada reduz a umidade, prevenindo o aparecimento de mofo e fundos. Além disso, reduz a propagação de vírus e bactérias.
Para facilitar o trabalho e garantir a sua eficácia: estabeleça uma rotina de limpeza fácil de seguir, use produtos naturais, evite substâncias químicas nocivas, mantenha a organização para facilitar a limpeza diária e envolva toda a família nas tarefas domésticas.
Limpeza da casa com uma rotina agitada
Sabemos que essa pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente para pessoas com uma rotina mais agitada. Portanto, se você não tem uma rede de apoio forte e sente dificuldade em organizar a sua casa, existem algumas técnicas que podem te ajudar a ter um lar mais saudável:
Aprenda a Técnica de Pomodoro
Essa é uma técnica muito utilizada para maximizar a produtividade. Ela consiste em dividir o trabalho em intervalos de tempo (geralmente de 25 em 25 minutos), o que ajuda a manter o foco e a evitar a procrastinação. Você pode organizar a casa por cômodos e dedicar um tempo a cada um deles, por exemplo.
Simplifique as tarefas
Não precisa fazer uma faxina todos os dias, pequenas atitudes diárias como passar um pano nos móveis, varrer o chão e manter a pia limpa já fazem muita diferença. A consistência é a chave para alcançar grandes objetivos.
Estabelecer prioridades
O que é mais urgente? Quais partes da casa estão precisando de mais atenção? Determine quais tarefas precisam ser realizadas imediatamente, quais podem esperar e quais podem ser delegadas ou eliminadas para obter um melhor resultado na limpeza total da casa.
Agora que você já entendeu que mesmo em meio a uma agenda corrida é possível cuidar do ambiente no qual você vive, invista no seu lar para promover a saúde física e o equilíbrio emocional necessários para você e para a sua família. Confira outras dicas de saúde e bem-estar nesse post.
Afinal, como diz o ditado, “a nossa casa reflete o que temos dentro da gente”. Portanto, ao criar um lar confortável, estamos contribuindo positivamente para nossa própria felicidade e bem-estar. Te convidamos a aplicar as nossas dicas e desfrutar de uma vida mais feliz!