Quem tem hipertensão precisa redobrar a atenção na hora de se alimentar, visto que a lista de comidas que podem agravar a condição é extensa: sal, embutidos, alimentos enlatados, bolachas e biscoitos, refrigerantes, macarrão instantâneo e muitos outros. Já dentre os alimentos que podem (e devem) ser consumidos por pessoas que sofrem de pressão alta, o ovo, em especial sua clara, está no topo.
O que é Hipertensão?
Dizer que alguém tem hipertensão (ou pressão alta), significa dizer que a força do sangue dentro das veias está muito forte. Isso pode ser um problema sério já que, nessa condição, o coração precisa trabalhar mais do que o normal e acaba ficando “cansado”, o que causa muito incômodo para o indivíduo.
Quais são os riscos?
Se não for controlada, a hipertensão pode levar a problemas graves de saúde, como:
- Doenças cardíacas
- Acidente vascular cerebral (AVC)
- Aneurisma
- Insuficiência renal
Dentre os principais fatores de risco da hipertensão, estão histórico familiar, idade avançada, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de sódio e álcool, estresse e condições como diabetes e doenças renais.
Por isso, é crucial prestar atenção à alimentação, não apenas para aqueles que já têm pressão alta, mas também para aqueles que desejam evitá-la.
Por que a clara do ovo é tão poderosa contra a hipertensão?
O ovo é um dos queridinhos na mesa do brasileiro, além de poder ser consumido de muitas formas diferentes, é barato e fácil de encontrar.
A composição da clara do ovo revela o seu enorme potencial para contra a hipertensão: 88,5% de água, 13,5% de proteínas, vitaminas do complexo B, glicoproteínas, glicose e sais minerais, que contribuem para a hidratação do corpo, o transporte de nutrientes, a regulação da temperatura corporal, o suporte para crescimento e reparo dos tecidos musculares a produção de enzimas
e hormônios essenciais e a saúde do sistema nervoso
Como a clara do ovo age para controlar a hipertensão?
A clara do ovo pode ajudar a controlar a hipertensão devido à presença de peptídeos antioxidantes, que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e a inibir a enzima associada à pressão alta. Além disso, as proteínas presentes na clara do ovo contribuem para regular e equilibrar a pressão arterial.
Com qual frequência devo consumir ovos?
Embora seja um alimento que faz bem para a saúde, o seu consumo deve integrar uma dieta balanceada, associando o ovo a outros alimentos saudáveis como frutas, vegetais, grãos, proteínas magras e gorduras saudáveis, garantindo uma dieta equilibrada e nutritiva.
Além disso, manter uma rotina com hábitos saudáveis irá te ajudar a aproveitar todos os benefícios que a clara do ovo oferece!