O Câncer de Mama é um dos tipos que mais afeta mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), somente no período entre 2020 e 2022, 66.280 novos casos foram registrados. Além disso, a taxa de mortalidade para pessoas do sexo feminino acometidas pela doença, ajustada por idade pela população mundial, foi de 11,71 para cada 100.000 mulheres no ano de 2021.

Os números são alarmantes e preocupam… Mas, você já parou para se perguntar o que exatamente causa o Câncer de Mama?

Não existe uma razão específica!

Assim como outros tipos de câncer, o Câncer de Mama não tem uma única causa específica. Ele pode se desencadear por alguns fatores de risco, como:

● Idade
● Fatores endócrinos
● Fatores comportamentais e ambientais
● Fatores genéticos e hereditários

Então, sim! A maneira como você vive pode influenciar (e muito) no surgimento ou não surgimento do Câncer de Mama. Continue lendo para saber mais!

Como posso prevenir?

É possível eliminar em até 30% a incidência da doença. Para isso, é necessário abandonar hábitos destrutivos e substituí-los por escolhas mais saudáveis:

● Pratique atividades físicas regularmente e mantenha o peso corporal adequado (segundo orientações médicas).
● Consuma bebidas alcoólicas moderadamente. Que tal deixá-las apenas para ocasiões especiais?
● Evite também o tabagismo em excesso, ele pode ser um fator determinante para o surgimento deste e de outros tipos de câncer.
● Tenha uma alimentação balanceada. “Besteiras” não devem fazer parte da sua rotina alimentar. Experimente deixá-las para os finais de semana e momentos especiais!
● Realize a mamografia periodicamente a partir dos 40 anos, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia

Câncer de Mama

Quem pode ter Câncer de Mama e quais são os sintomas?

Ao contrário do que muitos pensam, não são só as mulheres que podem ter Câncer de Mama. Exato! Apesar de mais raros, os casos de Câncer de Mama em homens são sim possíveis. Isso ocorre graças às glândulas mamárias que, apesar de presentes em menor quantidade, também estão presentes no corpo masculino.

Os sinais são os mesmos para ambos os gêneros. Uma pessoa que está com a doença pode sentir, dentre outros sintomas:

● Surgimento de um caroço próximo ao mamilo;
● Retração do mamilo;
● Dor unilateral na mama;
● Secreção expelida pelo mamilo;
● Mamas com aspectos de “casca de laranja”
● Surgimento de nódulos no pescoço ou axilas.

Realizar o autoexame é fundamental para que você perceba precocemente a presença de qualquer alteração e possa buscar ajuda profissional o quanto antes. Somente um médico especialista pode lhe examinar, diagnosticar e oferecer o melhor tratamento; este vai depender da fase da doença e de outros aspectos que podem variar de paciente para paciente.

Agora que você já sabe dessas informações, a regra é clara: é necessário se cuidar para evitar esse e outros tipos de câncer, mesmo que eles tenham (além de influências externas), influências internas. Estar com os exames médicos em dia e conhecer o seu próprio corpo são as principais formas de prezar pelo seu bem estar e pela sua saúde.

Lute em prol da sua vida, ela vale muito

Gostou? Compartilhe!