O que é prisão de ventre e quais doenças podem causá-la

Conteúdo criado por humano

O que é prisão de ventre
Quero cotar plano de saúde gratuitamente!

Está sentindo um incômodo na barriga e até mesmo dificuldade em defecar? Talvez você esteja com constipação! Também conhecida como Prisão de Ventre, ela acontece quando a evacuação das fezes se torna difícil e irregular.

Mas afinal, o que é Prisão de Ventre e o que pode causá-la? É o que iremos discutir neste artigo, continue lendo para aprender!

O que é Prisão de Ventre?

O que é prisão de ventre e quais doenças podem causá-la Primeiro, é preciso entender o assunto do ponto de vista biológico. Tudo começa no intestino grosso, que é o responsável por absorver a água dos alimentos digeridos e formar as fezes.

Esse processo precisa seguir um certo ritmo para que o corpo consiga eliminar as fezes com facilidade. Se esse ritmo for desacelerado, elas ficam mais secas e duras, dificultando a evacuação. Quando isso ocorre, dizemos que a pessoa está com  Prisão de Ventre, ou Constipação.

Você deve estar se perguntando: “Certo, mas o que pode causar essa desasceleração?”.

A resposta é que diversos fatores podem causá-lo, como hábitos alimentares inadequados, sedentarismo ou até mesmo desidratação. Todavia, algumas doenças também podem contribuir para o quadro (falaremos disso mais a frente).

Nesse sentido, você nunca deve subestimar o problema ou esperar que ele se resolva sozinho.

Investigar um sintoma persistente é sempre muito importante para descobrir se existem causas maiores por detrás dele. Dessa maneira, o profissional pode adotar medidas eficazes de tratamento, aumentando as chances de cura e recuperação ágil do paciente.

O que fazer se você está com Prisão de Ventre?

Entenda que a Prisão de Ventre é uma questão muito comum. Sendo assim, você não precisa ficar tão preocupado(a) logo de cara. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para tentar resolver a situação antes mesmo de procurar ajuda médica, são elas:

  • Aumentar a ingestão de água
  • Incluir alimentos ricos em fibras na dieta
  • Fazer massagens abdominais
  • Ingerir probióticos
  • Praticar atividade física regularmente
  • Não forçar a evacuação

Se mesmo tomando essas medidas o problema ainda persistir, então você (sem sombra de dúvidas) deve procurar ajuda médica. Para facilitar o seu acesso à medicina de qualidade, existe o CardMais: uma Assistência em Saúde na qual você paga menos para frequentar as mesmas clínicas e hospitais de um Plano de Saúde. Temos diversas assinaturas disponíveis para você, sua família e até mesmo sua empresa, com certeza alguma delas cabe no seu bolso. Conheça o nosso produto e entre em contato para tirar suas dúvidas! 😉

Se cuidar é o primeiro passo para uma vida mais saudável. Portanto, fique atento aos sinais, adote hábitos preventivos e, em caso de dúvidas, consulte sempre um profissional de saúde. A constipação não precisa ser continuar sendo um incômodo frequente!

Quando você deve se preocupar com a Prisão de Ventre?

O que é prisão de ventre e quais doenças podem causá-la

Como falamos anteriormente, quando isolado e pouco frequente, esse sintoma não é tão preocupante.

Entretanto, se ele persistir por mais de duas semanas e vier associado a outros sintomas, um alerta deve ser ligado. Esses sintomas podem ser: sangramento retal, dor abdominal intensa ou perda de peso inexplicada. Diversas condições médicas podem estar ligadas a essas questões, como:

Hipotireoidismo

O Hipotireoidismo é um problema na tireoide, caracterizado pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Principais sintomas: Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

Diabetes

A Diabetes é uma condição na qual os níveis de açúcar no sangue estão elevados e a produção de insulina não é suficiente para regulá-los.

Principais sintomas: Azia, dificuldade de deglutição, má digestão, sensação de empachamento, diarréia, prisão de ventre, incontinência fecal.

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é caracterizada por afetar os movimentos, causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

Principais sintomas: Rigidez muscular (que pode causar constipação), redução da quantidade de movimentos, distúrbios da fala, dificuldade para engolir, depressão, dores, tontura e distúrbios do sono, respiratórios, urinários.

Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio que causa uma série de incômodos gástricos e não tem causas bem definidas, mas os sintomas são conhecidos.

Principais sintomas: Pontadas na barriga, excesso de gases, diarréia, prisão de ventre, fezes com muco.

 

Analogamente, é válido reforçar que outras questões, tais como os tumores intestinais, traumas na medula e as doenças ano-retais, também podem apresentar a Prisão de Ventre como sintoma.

Dessa forma, ressaltamos a necessidade de realizar o acompanhamento médico regular. Essa prática não apenas contribui para identificar precocemente possíveis complicações, mas também desempenha um papel indispensável na promoção de uma vida mais saudável e feliz.

Portanto, tenha esse compromisso consigo e com o seu bem-estar, para que assim você possa desfrutar de uma vida existência equilibrada e satisfatória.

Prevenir é sempre a melhor opção!

O que é prisão de ventre e quais doenças podem causá-la

Chegamos ao fim de mais um artigo e gostaríamos de reforçar que esperar os problemas surgirem não deve ser uma

alternativa.

Nossa preocupação com o seu bem-estar nos motiva a enfatizar a importância da prevenção e, nesse contexto, convidamos você a adotar uma abordagem proativa, incorporando consultas médicas periódicas à sua rotina.

Assim, te ajudamos a garantir que sua saúde seja constantemente monitorada e cuidada. Estamos ao seu lado, compartilhando o compromisso de zelar pela sua qualidade de vida. Não adie o cuidado que você merece; comece agora mesmo a construir um caminho sólido em direção à sua saúde plena.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *