Existe uma crença muito antiga de que o câncer é uma doença que só acomete as pessoas de idade avançada. Mas, será que isso é verdade? Hoje, vamos te ajudar a entender se existe idade para ter câncer de mama.
Discutiremos os principais pontos acerca desse assunto e, além disso, abordaremos outros mitos e verdades relacionados ao tema. Vamos lá?
O que é o câncer de mama?
Primeiramente, vamos falar sobre a doença em si.
Em suma, no Câncer de Mama as células das mamas crescem de forma anormal e descontrolada. Essa doença se manifesta de diferentes formas e é classificada de acordo com algumas caracteristicas, como:
- Aparência das células cancerosas
- Presença ou ausência de receptores hormonais
- Presença ou ausência de certas proteínas
Nesse sentido, existem alguns fatores que podem facilitar ou acelerar o desenvolvimento da doença, tais como: histórico familiar, mutação genética, exposição a estrogênio, estilo de vida e fatores ambientais.
Como o câncer de mama se desenvolve?
Tudo começa assim:
As células sofrem mutações genéticas que, por sua vez, afetam o crescimento e a divisão celular. Dessa forma, a incapacidade de autoregulação gera um aumento desordenado no número de células.
A medida que essas células cancerosas se multiplicam, um tumor pode ser formado. Se o tumor for maligno, ele pode crescer e se espalhar para outras áreas do corpo através do processo de matástase.
Todavia, os fatores de risco podem varias para diferentes faixas etárias. Confira a tabela abaixo para entender melhor!
Agora que você já sabe que não existe idade para ter câncer de mama, conscientize as pessoas a sua volta a realizarem o autoexame e cuidarem da sua saúde para uma vida mais feliz e plena!