Se você costuma cozinhar e jogar no lixo sementes, talos e cascas de frutas, legumes e verduras, saiba que existem formas incríveis de reutilizá-los e consumi-los. Neste guia, vamos te ensinar como aproveitar estes componentes de forma criativa, tornando a sua alimentação mais saudável, sustentável e econômica. 

Continue conosco para aprender uma nova forma de nutrir o seu corpo (e encantar o seu paladar)!

Por que consumir os alimentos integralmente, reaproveitando sementes, talos e cascas?

Infelizmente, algumas pessoas subestimam o poder das sementes, talos e cascas e acabam descartando-os no momento do preparo de seus alimentos. No entanto, essa prática gera alto índice de desperdício, aumenta o volume de lixo produzido e contribui com a poluição, resultando em um aumento considerável no volume de resíduos e na emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente.

O aproveitamento integral dos alimentos, além de ajudar a preservar o planeta, também é extremamente benéfico ao organismo. Ao acrescentar essas partes (pouco utilizadas) dos ingredientes na sua rotina alimentar, você poderá nutrir o seu corpo com todas as vitaminas, minerais e nutrientes indispensáveis para a saúde que estão presentes nas sementes, talos e cascas. 

sementes, talos e cascas

O que fazer com as sementes?

Uma das formas criativas de reutilizar as sementes é tostar os grãos e transformá-los em deliciosos petiscos. Você também pode temperar com condimentos a gosto (como sal, páprica, pimenta do reino e outros), realçando o sabor e criando um lanche crocante, altamente nutritivo e que poderá substituir os salgadinhos industrializados. 

Incorporar sementes em sua rotina alimentar lhe oferecerá uma fonte rica de fibras, proteínas e gorduras saudáveis, contribuindo para uma alimentação equilibrada e mais satisfatória.

sementes, talos e cascas

O que fazer com as cascas?

Temos duas opções deliciosas para o reaproveitamento das cascas, tanto de frutas quanto de legumes:

1 – A primeira delas é temperar e assar (assim como as sementes), transformando as cascas em deliciosos chips proteicos. Abuse da criatividade e experimente, algumas das opções são: cascas de batata, chuchu, maçã, banana e abóbora. 

 2 – Outra maneira de aproveitar as cascas (principalmente de frutas) é fazendo deliciosos chás. Quem não ama sabores “diferentões” daqueles chás vendidos em sachê? Utilizando as cascas, além do sabor, você também poderá aproveitar os nutrientes oferecidos pelas frutas. Algumas opções são: maracujá, maçã e pera.

sementes, talos e cascas

O que fazer com os talos?

Talvez os talos sejam a parte mais esquecida dos alimentos. Entretanto, eles tem um incrível potencial proteico e culinário. Também separamos duas formas diferentes para que você possa reutilizá-los.

1 – Talos de vegetais como brócolis e couve-flor podem ser picados  e adicionados a refogados, saladas, sopas ou caldos. Eles irão enriquecer o prato com uma textura a mais e também com um reforço nutricional significativo. 

2 – Os talos de algumas ervas, como salsinha e coentro, podem ser transformados em temperos frescos e aromáticos que podem ser utilizados nos pratos que você desejar.

Como começar a fazer o aproveitamento das sementes, talos e cascas?

Se você é novo(a) no mundo do reaproveitamento, realizá-lo pode parecer desafiador ou até mesmo difícil. Mas garantimos que é mais simples do que você imagina! 

Uma forma fácil de iniciar esse processo é escolher receitas que você já ama e começar a incrementá-las gradualmente. Que tal acrescentar alguns talos de brócolis na salada do almoço de amanhã, enriquecer o seu suco com pedaços de cascas das frutas ou até mesmo preparar um chá para tomar enquanto pesquisa mais sobre o tema?

O segredo é não ter medo de explorar e usar a sua criatividade para misturar ingredientes, criar novos pratos ou adaptar receitas já conhecidas. Isso não apenas ampliará suas habilidades culinárias, mas também reduzirá o desperdício e enriquecerá sua dieta com uma variedade de sabores e nutrientes essenciais, promovendo uma alimentação mais saudável e sustentável.

 

Gostou? Compartilhe!