As cólicas menstruais são desconfortos comuns que afetam a maioria das mulheres em idade fértil mensalmente, durante o período menstrual. Dessa forma, é muito importante normalizar essas dores e estar atenta ao seu corpo para buscar maneiras saudáveis de aliviar esse incômodo.
Hoje, vamos te ensinar alguns métodos simples, rápidos e eficazes de amenizar a cólica para que você possa passar por esse momento com o máximo de conforto, sem prejudicar a saúde.
Por que menstruamos?
A menstruação é uma importante e crucial fase do processo reprodutivo.
Todos os meses o corpo da mulher se prepara para uma possível gestação, durante esse processo, uma série de hormônios é liberada e ocorre o aumento da espessura do endométrio, o revestimento uterino. Quando a concepção não ocorre, esse revestimento é expelido, resultando no que conhecemos como menstruação.
Ao fim de um período menstrual, todo esse processo se inicia novamente e assim segue, formando o chamado “ciclo menstrual”. É um ciclo natural e contínuo que exemplifica a complexidade e o poder do corpo feminino.
Afinal, o que é a cólica?
Para que o endométrio seja expelido, o útero (que é um músculo) precisa se contrair repetidas vezes, isso ajuda a empurrar o sangue menstrual para fora do corpo. Durante essas contrações, o corpo libera prostaglandinas, essas substâncias são responsáveis pelas dores das cólicas. Além disso, a pressão exercida sobre os vasos sanguíneos no útero reduz o fluxo de oxigênio temporariamente, intensificando o desconforto.
É muito importante entender que cólicas menstruais são normais e comuns, variando em intensidade de mulher para mulher. Algumas experimentam um desconforto leve, enquanto outras enfrentam dores intensas e algumas podem até não sentir nada. No entanto, se você enfrentar dores persistentes e muito intensas, é aconselhável buscar ajuda médica para garantir sua saúde. Não hesite em consultar um profissional para avaliação adequada, combinado?
4 dicas infalíveis para aliviar os sintomas das cólicas menstruais
Se você sente dores e desconfortos frequentes durante o período menstrual, esse artigo é para você. Aqui, apresentamos 4 dicas simples, rápidas e eficazes para aliviar os sintomas, permitindo que você viva esse período de forma mais confortável.
Faça compressa de água quente
Existem bolsas térmicas que podem ser aquecidas, elas são muito úteis durante o período menstrual para quem sente muitas dores. Se você não tiver uma, também pode utilizar uma sacola plástica com água morna dentro, mas com bastante cuidado para não se queimar.
O calor irá ajudar a relaxar o útero que, como dito anteriormente, é um músculo. Isso alivia (muito) o desconforto.
Evite cafeína e bebidas estimulantes
Além de estimularem os músculos e intensificarem as dores, bebidas com cafeína podem:
- Aumentar o inchaço do corpo, que naturalmente já fica bastante retido durante o período menstrual.
- Intensificar a ansiedade do período menstrual, o que torna o período mais complicado e difícil.
- Ter efeito laxativo, o que é bem ruim para mulheres que já sofrem com essa questão durante a menstruação.
Tome chás relaxantes
Ao contrário das bebidas estimulantes, existem alguns chás que atuam como calmantes para os músculos, como os de camomila, manjericão, gengibre, hortelã e até mesmo orégano. Vale a pena experimentar consumi-los durante o seu período menstrual e notar se as cólicas serão menos intensas.
Faça exercício físico
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os exercícios físicos não aumentam as cólicas menstruais. Graças ao seu poder de vasodilatação, se exercitar faz com que a irrigação do sangue para os músculos seja melhor, o que reduz as contrações uterinas e, consequentemente, as cólicas.
Sentir cólicas menstruais é normal!
Agora que você já entendeu que a menstruação é totalmente natural e necessária para o bom funcionamento do organismo, significando (inclusive) que o seu corpo está saudável e funcionando bem, que tal aplicar as nossas recomendações no seu próximo ciclo menstrual?
A forma mais fácil de passar pelas cólicas e por esse momento delicado para muitas mulheres é entender bem o seu corpo, aceitar os processos do mesmo e buscar formas de lidar com eles de uma maneira mais tranquila e amena.
É claro, se os sintomas persistirem, busque ajuda profissional. CardMais facilita o seu acesso à saúde e pode proporcionar a você um melhor acompanhamento e tratamento ginecológico, confira as nossas assinaturas e escolha a que melhor se encaixa na sua realidade!